terça-feira, 25 de junho de 2013

RESENHA: Uma garrafa no mar de Gaza

Então, eu voltei (como afirmei prontamente no post anterior) e não esqueci das resenhas. Essa tá bem cutinha se não iria rolar spoiler. Espero que vocês leiam! 


TÍTULO:Uma garrafa no mar de Gaza       AUTOR:Valérie Zenatti
EDIÇÃO:1/2012                           PÁGINAS:122
ISBN:9788565765022                      EDITORA:Seguinte


Um homem-bomba se explodiu dentro de um café em Jerusalém. Seis corpos foram encontrados. Uma garota, que se casaria naquele dia, morreu junto com o pai “algumas horas antes de vestir seu lindo vestido branco”. E Tal não consegue parar de pensar em tudo isso. Depois de ouvir o estrondo de dentro da própria casa, ela escuta as conversas ao redor, vê as imagens do desastre na TV - o noivo desconsolado, a mãe arrasada, a família em prantos - e se pergunta sobre todas as outras mortes e todas as outras famílias que sofreram com tantos atentados que parecem não ter fim.
Quem será a próxima vítima? E se fosse você? O que faria hoje se soubesse que sua vida acabaria amanhã? E se seu pai, sua mãe, seu namorado e sua melhor amiga morressem de uma hora para outra? Cheia de perguntas na cabeça, Tal começa a escrever - ela, que ainda não tinha decidido se seria cineasta ou pediatra, mas nunca tinha cogitado ser escritora... E então, numa aula de biologia qualquer, a menina percebe que aquilo que era só um desabafo na verdade deveria ser uma carta - com suas perguntas, seus anseios e sua história -, escrita especialmente para alguém da faixa de Gaza, de preferência do sexo feminino e que também tivesse dezessete anos. Assim, Tal coloca todos os seus pensamentos em uma garrafa e pede ao irmão, que prestava o serviço militar perto de Gaza, para lançá-la ao mar naquela região. E quem estava do lado de lá para recebê-la era não uma jovem de “longos cabelos escuros”, mas um certo Gazaman, um garoto que teimava em revelar a sua identidade porque, ao contrário dela, já não acreditava numa solução possível em terras em que “uma explosão significa necessariamente um atentado”.
Mas aos poucos aquilo que era raiva, amargura e descrença vai se transformando em amizade e alguma remota esperança de que, algum dia, mais cartas e e-mails sejam trocados e conversas francas como a deles possam trazer a paz para mais perto dos palestinos e israelenses.



Ufa! Meio grande essa sinopse não? Mas o livro não chega nem perto desse tamanho todo. Ele é bem pequeno e fininho (ótimo pra quem não tem o hábito de ler livros grandinhos). E o melhor de tudo: a história é incrível!



Ao escrever esse livro, Valérie Zenatti não cria um final feliz e "impossível" para a região de Gaza. Ela é realista e com sua escrita (muito boa, por sinal) conquista o leitor e o introduz em um mundo que muitos não estão acostumados a visitar.

A história traz tanto o ponto de vista de Tal, uma judia que mora em Jerusalém e tem uma vida bastante normal, quanto de Gazaman, um muçulmano e correspondente virtual de Tal. O livro é bem simples mas passa uma mensagem ótima. Indico para todos, sem exceção. Você passa a ver os problemas da faixa de Gaza pelo que eles são, e não há um favoritismo da parte de Zenatti.

E é por esses motivos que Uma Garrafa no Mar de Gaza merece nota mais do que máxima. Todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida.


Um comentário:

  1. Oi, Nathalia! :)
    Fiquei muito curiosa em relação a esse livro agora. Gostei muito da sinopse e dos seus comentários. :)
    Beijos!

    Tem post novo no blog, passa lá! o/

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal